Exposição de pintura “Visões Crioulas”: António Firmino e Valdemar Dória

Dois artistas crioulos, duas gerações: António Firmino (Cabo Verde) e Valdemar Dória (São Tomé e Príncipe). No Centro InterculturaCidade até 4 de Setembro de 2014
De 2ª a 6ª feira das 15h às 20h. Sábados das 16h às 18h

Cartaz_EXPO_VISÕES CRIOULAS

SOBRE OS ARTISTAS:

António Firmino

Nasceu na cidade do Mindelo, na ilha de S. Vicente em Cabo Verde, cujas gentes, vivências e folclore lhe servem de tema para as suas telas (a óleo e acrílico), que vai fazendo em paralelo com uma atividade docente, como Professor (de Inglês e Francês, especialmente). É licenciado em Línguas e Literaturas Modernas na Universidade Nova de Lisboa e em Estudos Franceses pela Universidade de Toulouse. Possui ainda um mestrado em Comunicação Educacional multimédia, e duas pós-graduações na área educacional, obtidas em Inglaterra. Desde 2009 ministra no Centro InterculturaCidade o Curso de Crioulo Caboverdiano – Introdução à língua e Cultura.

É Pintor por vocação e há mais de duas décadas assume-se como um Artista Plástico autodidata que “inventa a sua própria técnica a cada pincelada”. A sua pintura foi desde cedo muito marcada por uma forte relação com a terra e o imaginário de Cabo Verde. Pode-se dizer que a obra de António Firmino é um facto consumado de quadros com vida própria.

A pobreza, a seca, a natureza das ilhas, as festas tradicionais, os atos religiosos, paisagens marinhas, algumas cenas históricas de naufrágios, retratos, entre outros, são os aspetos que surgem com frequência na temática estabelecida e dentro de uma ordem muito pessoal do pintor. Com especial destaque para a vida noturna mindelense, com ênfase na “joie de vivre”, numa forma de estar com características do povo de Cabo Verde, maneira de combater e esquecer os problemas do quotidiano. Colabora desde 1987 com jornais e publicações periódicas de Cabo Verde, com artigos de opinião, ensaios e alguns contos (uma coletânea de contos e “noveletas”, escritos há mais de dez anos, encontra-se na gaveta à espera de uma oportunidade de publicação).Está radicado em Portugal há alguns anos, onde tem efetuado diversas exposições e participado em inúmeras atividades culturais relacionadas com o universo das comunidades cabo-verdianas e lusófonas em geral.

Amante da música tradicional da sua terra natal, presença assídua – quando não mesmo impulsionador – das sempre recordadas noites de serenata no Mindelo dos anos 70, acabou sendo enfeitiçado pela criatividade musical natural do ilhéu, passando ele próprio a compor e a tocar violão. Essa atividade suscitou-lhe ainda o mote para a sua pintura, a que chamaria mais tarde de “Serenata Mágica”. Está representado em diversas coleções privadas em Cabo Verde, em Portugal e em diversos outros países.

 

Valdemar Dória

Também conhecido por Tobias Amerika, nasceu no dia 20 de Março de 1974 em São Tomé e Príncipe. Radicado em Portugal desde 1992, concluiu o Curso de Indústrias Gráficas na Escola Profissional Val do Rio em Oeiras e frequentou o curso de Design Gráfico na Universidade Lusófona em Lisboa.

Divide a sua atividade artística entre o desenho, a pintura e a fotografia.

Expôs em Portugal, S. Tomé e Príncipe e na Irlanda, onde residiu entre 2006 e 2008.

Exposições
2011
Galeria do Centro InterculturaCidade, Lisboa.

2010
“Quatro Diálogos”, Espaço Santa Casa da Misericórdia. “Fusão-Mergulho na Lusofonia”, evento integrado no
projecto “Espaços Interculturais, Descolonizar o Saber e o Poder”, Lisboa.

2009
“6 Expressões Santomenses”, Galeria Santa Clara, Coimbra.
“At.li II” integrado no Festival “Descobrimentos”, organizado pela CulturFACEIS, Fórum de Lisboa, Lisboa.

2008
Piedescalso Art Café, Dublin, Irlanda
“Lusofonias”, Espaço Santa Catarina, Palácio Cabral – edifício da Junta de Freguesia de Santa Catarina, Lisboa.
South William Bar, Dublin, Irlanda

Discurso directo: ”Sou um artista que adora desenhar e pintar. Mas também tenho outra paixão – a fotografia. E com a minha Pentax K1000 consigo libertar-me do pincel….”

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s