CABRALISTA – Documentário sobre Amílcar Cabral > Sáb. 24 SET

O Centro InterculturaCidade tem o prazer de convidar para a exibição do Documentário “CABRALISTA”, do produtor e realizador caboverdiano Valério Lopes, que terá lugar na sua Sede, na Travessa do Convento de Jesus, 16-A em Lisboa (ao fundo da Calçada do Combro) às 19 horas do próximo dia 24 de Setembro (Sábado).

Após a projecção do filme, haverá um jantar tradicional guineense, sujeito a marcação prévia por telefone.

Sobre o Filme:

O documentário “Cabralista” reflecte a memória colectiva sobre Amílcar Cabral – líder, escritor, político e revolucionário, assassinado em 1973 – cuja influência repercutiu muito além do continente Africano. Com gravações de voz inéditas, citações, imagens do seu tempo e modernos efeitos visuais, este filme é uma visão única da África ontem e hoje. O objectivo deste filme é propagar as palavras e sabedoria de Cabral e apoiar o seu conceito da re-africanização do espírito, reconhecido em todo o mundo como um pilar da emancipação africana. Este filme de 52 minutos de duração é um espelho do humanismo Africano e da evolução e do progresso sócio-cultural.

Mais informações:

www.cabralista.com

4 thoughts on “CABRALISTA – Documentário sobre Amílcar Cabral > Sáb. 24 SET

  1. Meus estimados amigos, vim há de um mês da Guiné-Bissau. Estive cerca de 10 dias no território, por ocasião do final de um ano de estadia da minha filha Raquel Marchã, na orientação, coordenação e formação no âmbito de um Projecto junto do Ministério da Educação da Guiné-Bissau, inserido na zona norte e Cachungo e Bijagós.

    A minha deslocação foi memorável, pois entre outros momentos, em Bissau fiquei por acaso numa habitação que fazia paredes meias com a habitação onde vive há 46 anos. Tive a oportunidade de viver a vida intensa da cidade de Bissau; as suas gentes, os seus mercados, o seu trânsito, as suas gentes, as suas crianças, a azáfama do Porto e as filas intermináveis dos contentores com caju, etc.

    Fui a Bubaque onde permaneci 3 dias e ao Cachungo onde permaneci 3, visitando os campos, bolanhas, tabankas e instituições do estado, além de Cacheu.

    Comprei redes de pesca para pesacadores de Bubaque, criei uma empresa com dois jovens sócios do país (detendo ambos 60% da mesma), intercedi junto da aldeia SOS de Gabu a entrada de uma criança, custeei a gravação musical de quatro temas a um musico amador e em Portugal masterizei e editei 300 unidades,estou a pagar os estudos a dois jovens em escolas profissionais, fiz muitos amigos, desde simples cidadãos até outros com cargos e funções politicas e de gestão. Foi tão intensa a minha estadia que considero-a a melhor da minha vida.

    O espírito de Cabral é intenso, há um cordão umbilical que une as várias Culturas, esse Cordão chama-se Amilcar Cabral. é impressionante o respeito, o amor e o carinho que o Povo da Guiné tem por Cabral e pela sua personalidade histórica.

    Vou antes do final do ano ou no principio de próximo, fazer durante 15 dias, um Documentário televisivo abarcando a área Cultural, com ênfase na Musica, percorrendo todo o território, visitando as várias etnias e tabankas mais representativas.

    Para o próximo ano vou levar a efeito o 1º Festival Amilcar Cabral, com itenerância, entre Portugal, Guiné-Bissau e Cabo Verde.

    Vou ter todo o prazer de estar presente jantar temático e aprender convosco.

    Bem hajam.

    Paulo Marchã

    Gostar

  2. Olá Paulo. Agradecemos a partilha dessa experiência na Guiné-Bissau connosco. Contaremos consigo no jantar e também na exibição do filme. Acreditamos que tem mais histórias sobre essa aventura para partilhar connosco na conversa que naturalmente irá surgir no contexto do documentário sobre a vida e obra de Amílcar Cabral.
    Um abraço. Vera Rocha

    Gostar

  3. Olá Vera, podes contar comigo, esposa, sobrinho e um amigo de moçambique. Portanto são 4 pessoas.

    Bem hajam pelas iniciativas de elevado valor cultural e difusoras do painel de culturas que nos são próximas. O Centro InterculturaCidade é uma “Instituição” no panorama associativo de Portugal. Penso que devia agregar outras áreas, como a Responsabilidade Social, assim como a concretização de um Festival anual sério em Lisboa, que prestigiasse da cultura musical, gastronómica e artesanato dos países africanos e mediterrâneos. Os mais aproximados da minha sugestão, ideia e concepção são o MED e o de Sines.

    Hoje fui ao lançamento de um livro sobre Amílcar Cabral intitulado “Vida e Morte de Um Revolucionário Africano”. Um bom livro do historiador guineense Julião Soares Sousa. Um bom registo histórico sobre Amílcar Cabral, mas acima de tudo um livro documental de consulta atenta e permanente.

    Mas entristece-me a maneira como os patrocinadores, promotores e produtores de trazer de casa, encaram os eventos com esta nobreza. Depois daquele blá blá todo de luta armada, de arte, de cultura, de independência, de defesa de valores e bater no peito, foi oferecido no final um “beberete”. Então quais eram as bebidas da Guiné-Bissau presentes; trinaranjus, vinho do Porto, licor Beirão, etc….por favor não há pachorra! No auditório com todas as condições de multimédia nem uma imagem de Amílcar Cabral e da Guiné-Bissau passou. Ainda por cima o evento teve o apoio e patrocínio das Embaixadas da Guiné-Bissau e de Cabo Verde.

    Mais palavras para quê?

    Cumprimentos e até amanhã.

    Paulo Marchã

    Gostar

  4. Realmente , tens razão deviam ter servido bebidas típicas de África (ondjo, cabaceira,veludo,…etc ) tens que dar desconto a essa gente de não terem massa cefálica suficiente para entender os costumes de um país …

    Cumprimentos José Marchã

    Gostar

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s