Visite a exposição de Pintura de António Firmino

Encontram-se ainda em exposição no Centro InterculturaCidade telas do pintor caboverdiano António Firmino.

Nasceu na cidade do Mindelo, na ilha de S. Vicente em Cabo Verde, cujas gentes, vivências e folclore lhe servem de tema para as suas telas (a óleo e acrílico), que vai fazendo em paralelo com uma actividade docente, como Professor (de Inglês e Francês, especialmente).

É licenciado em Línguas e Literaturas Modernas na Universidade Nova de Lisboa e em Estudos Franceses pela Universidade de Toulouse. Possui ainda um mestrado em Comunicação Educacional multimédia, e duas pós-graduações na área educacional, obtidas em Inglaterra.

É Pintor por vocação e há mais de duas décadas assume-se como um Artista Plástico autodidacta que “inventa a sua própria técnica a cada pincelada”. A sua pintura foi desde cedo muito marcada por uma forte relação com a terra e o imaginário de Cabo Verde. Pode-se dizer que a obra de António Firmino é um facto consumado de quadros com vida própria. A pobreza, a seca, a natureza das ilhas, as festas tradicionais, os actos religiosos, paisagens marinhas, algumas cenas históricas de naufrágios, retratos, entre outros, são os aspectos que surgem com frequência na temática estabelecida e dentro de uma ordem muito pessoal do pintor. Com especial destaque para a vida nocturna mindelense, com ênfase na “joie de vivre”, numa forma de estar com características do povo de Cabo Verde, maneira de combater e esquecer os problemas do quotidiano.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s