VOLUNTÁRIOS(AS) – Precisam-se!!

Para participar num Grupo Focal que tem como objectivo recolher dados que possam facilitar o processo de integração dos nacionais de países terceiros nas sociedades europeias e enfrentar as dificuldades associadas com o reconhecimento formal das qualificações profissionais, desenvolvendo formas mais flexíveis de prevenção de desperdícios intelectuais. É um debate em torno das questões críticas do processo de inserção profissional de imigrantes com qualificações médias e elevadas.

Destinatários: Imigrantes qualificados (qualquer área) de países terceiros. Preferencialmente desempregados.

Tema da Discussão: Inserção profissional de imigrantes com qualificações médias e elevadas.

NOVA DATA: 29 DE MAIO (QUINTA-FEIRA), DAS  1OH  ÀS 12H
LOCAL: CENTRO INTERCULTURACIDADE – R. dos Poiais de S. Bento nº 73 A Lisboa (perto da Assembleia da República)

O QUE É UM GRUPO FOCAL?
É uma metodologia que visa procurar respostas para um fenómeno que pode ser social, económico ou de outra natureza. O princípio básico do grupo focal consiste na interacção entre os participantes e o mediador que objectiva recolher dados/opiniões a partir da discussão focada em tópicos específicos e directivos sobre o mesmo assunto. O grupo é composto por cerca de 8 participantes e orientado por um mediador.

Pode ser considerada uma espécie de entrevista de grupo, embora não no sentido de ser um processo onde se alternam perguntas do facilitador e respostas dos participantes. O grupo focal deve ser composto por cerca de até 10 participantes e é conduzido por um facilitador.

INSCREVA-SE!! ENVIE UM EMAIL PARA vera.etnia@gmail.com indicando:

NOME, NACIONALIDADE E NATURALIDADE, IDADE, HABILITAÇÕES, PROFISSÃO E CONTACTO EMAIL.

2 thoughts on “VOLUNTÁRIOS(AS) – Precisam-se!!

  1. Olá Claudia. Obrigada pelo seu comentário.
    O voluntário(a) terá de participar na discussão de grupo contribuindo com as suas opiniões. O debate circundará em torno das questões críticas do processo de inserção profissional de imigrantes com qualificações médias e elevadas (causas do insucesso e ideias para ultrapassá-lo).
    Inicialmente o mediador fará uma apresentação sobre o projecto e explicará como funcionará o Grupo Focal. De seguida os participantes apresentar-se-ão (nome, idade, país, habilitações/profissão). Depois será pedido aos participantes que indiquem sua opinião ou resposta (poderá ser por escrito num quadro, ou num papel ou em voz alta) sobre determinada assunto ou pergunta. Haverá um momento para discutir as ideias colocadas por todos e para apontar ideias para enfrentar as dificuldades indicadas. No final haverá espaço para considerações finais.
    Gostaríamos de contar com a sua participação.
    Vera Rocha

    Gostar

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s